quarta-feira, 28 de julho de 2010

Visita ao Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique em Faro

Um pouco de História...


Mosaico dos Oceanos - Museu Municipal de Faro
O Museu Municipal de Faro foi o segundo museu criado no Algarve. Em 2 de Fevereiro de 1884 foi deliberada a sua criação, homenageando assim o Navegador por ocasião do V Centenário do seu nascimento. Em 1896 a exposição do espólio já ocupava três salas do edifício dos Paços do Concelho. A abertura ao público efectuou-se no dia 9 de Outubro de 1897, com a presença do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia.

Em 1914, já durante a I República, este núcleo passa a funcionar na Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos, onde permaneceu até 1969. Transita então para as actuais instalações, no antigo Convento da Nossa Senhora da Assunção, as quais só foram inauguradas em 1973. Assume a sua direcção o Prof. José António Pinheiro e Rosa, desempenhou o cargo de Director do Museu e da Biblioteca Municipal até 1986.

O espólio arqueológico é o mais significativo, integrando objectos da pré-história e das épocas romana e medieval. De entre os objectos mais relevantes apontam-se como exemplos da época romana um mosaico dos séculos II/III, os bustos imperiais de Adriano e Agripina e um acervo de epígrafes de Ossonoba. Uma colecção de grande qualidade é a de pintura dos séculos XVI a XIX composta, principalmente, por espécimes religiosos outrora pertencentes a templos algarvios.
O Museu municipal de Faro integra a Rede Portuguesa de Museus desde Maio de 2002.

Em Novembro de 2005 foi galardoado com o Prémio APOM de Museologia – Triénio de 2003/05, como melhor Museu Português, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário